6 dicas para psicanalistas iniciantes (e experientes também)

Confira 6 dicas que vão te ajudar a se organizar melhor e proporcionar maior conforto a seus clientes.

Oferecer uma experiência acolhedora é fundamental para que a pessoa que busca por um psicanalista se sinta à vontade para se expressar. Junto a isso, outros detalhes também contam, e foi pensando neles que separamos 6 dicas para um bom atendimento:

Dica 1 – Mantenha o ambiente organizado.

O espaço de atendimento deve ser preferencialmente um local limpo, organizado, no qual você e seu cliente se sintam confortáveis. 

Isso vale também para as sessões remotas, ou seja, aquelas realizadas por vídeo chamada: mantenha uma sala privada para as consultas, sem a presença de outras pessoas e com total privacidade. Isso permite que a comunicação flua sem nenhum tipo de interferência e transmite segurança para quem fala e quem escuta.

Dica 2 – Mantenha seus equipamentos em dia

Se você estiver realizando seu atendimento de forma online, certifique-se de que seu computador esteja em boas condições, com câmera e microfone funcionando corretamente.

Um bom servidor de internet, que forneça uma boa conexão, que não fique travando constantemente também é importante. E para facilitar ainda mais, em breve você poderá oferecer os seus serviços pela clínica online do IBRAPSI.

Dica 3 – Foque na escuta

Seja online ou presencialmente, seu cliente precisa ter a certeza de que está sendo escutado. Portanto, tenha uma postura de escuta ativa, demonstre que está realmente prestando atenção no que ele está falando. Busque trabalhar o foco, para que não se desvie em pensamentos daquilo que está sendo relatado.

Dica 4 – Organize e leia as fichas de atendimento do paciente

Durante um único dia de trabalho muitas histórias chegarão até você. Para quem fala, é muito importante perceber que foi escutado, mas para quem escuta, nem sempre é tão fácil se lembrar de todos os detalhes, em meio a tantos casos distintos.

Para que não se confunda e consiga lembrar de detalhes importantes entre uma sessão e outra, mantenha organizado o seu arquivo, suas fichas, leia e relembre o que foi falado em sessões anteriores para poder prestar um melhor atendimento e transparecer confiança e credibilidade.

Em nossa Clínica Online isso não será mais um problema para você. Por meio da plataforma será possível organizar o histórico de todos os seus clientes, permitindo maior agilidade no resgate das informações.

Dica 5 – Faça pausas

Entre uma sessão e outra, reserve um tempinho para tomar uma água, organizar suas ideias e respirar, para que não leve os anseios de um paciente para o outro.

Pequenas pausas de meditação ajudam a organizar as ideias, a limpar e acalmar a mente, afinal, somos todos seres humanos.

Dica 6 – Mantenha sua análise em dia

Manter-se em análise por outros psicanalistas é fundamental para todos aqueles que buscam o autoconhecimento, a evolução pessoal e uma experiência de trabalho e atendimento cada vez mais profunda e humanizada.

Olhar para dentro é o primeiro passo para a transformação.

Dica bônus –  Participe da Comunidade IBRAPSI

Aqui no IBRAPSI, você poderá ter contato com outros psicanalistas, trocar conhecimento, fazer network, além de aprimorar seus conhecimentos por meio de workshops, palestras, cursos de formação e pós-graduação, com acesso a conteúdos exclusivos e muita informação.

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