Quem somos

O IBRAPSI – Instituto Brasileiro de Psicanálise – é um centro de formação profissional que tem a missão de tornar a psicanálise acessível a todos os públicos, sendo uma alternativa descomplicada, ágil e prática para todos aqueles que buscam atuar na área como profissionais.

Somos uma Comunidade de Desenvolvimento Humano, um centro integrador de pessoas em prol da saúde mental e emocional.

 

Nossas soluções

Curso EAD de Formação em Psicanálise

Com duração de 12 a 18 meses, em nossos cursos você terá acesso a apostilas exclusivas, vídeo-aulas, livros, áudios, além de provas e acompanhamento de professores em cada módulo.

Pós Graduação em Psicanálise (em breve)

Especialização Lato Sensu em Psicanálise Clínica, com duração de XX meses, em parceria com a Universidade XXXXX.

Clínica online (em breve)

Plataforma que oferecerá conexão online entre psicanalistas e pacientes, para atendimentos clínicos a distância. A Comunidade Ibrapsi terá acesso à plataforma clínica para construir sua cartela de clientes, além de trocar experiências, fazer network e manter sua análise pessoal.

Workshops, palestras e encontros

A Comunidade Ibrapsi oferece ainda uma série de cursos focados nas mais diversas temáticas, para que você possa se desenvolver em temas específicos.

A quem se destina nossas soluções?

Simpatizantes do tema saúde emocional

Acompanhe em nossas redes sociais e blog conteúdos gratuitos sobre psicanálise e outros temas ligados à saúde mental e emocional.

Pessoas em auto análise

Nossa gama de soluções e conteúdos gratuitos podem te ajudar na busca por  autoconhecimento, além de ser uma porta de entrada para terapias específicas.

Pessoas em busca de terapia

Em nossa clínica online você terá acesso a  profissionais capacitados nos mais variados temas e prontos a lhe atender por um preço acessível e sem sair de casa.

Para auxiliar outras pessoas

Para aqueles que possuem inclinação pessoal no cuidado com as pessoas, amigos e parentes, a psicanálise pode ser uma grande ferramenta.

Para formação profissional

Nossos cursos se destinam a todos aqueles que buscam por uma especialização na área por meio de cursos livres, sendo o mercado de trabalho da psicanálise uma excelente alternativa para ganhos financeiros.

Psicanalistas e áreas correlatas

Para aqueles que já atuam na profissão, oferecemos conteúdos avançados em workshops, seminários, congressos, além da Pós Graduação em Psicanálise, para que você se torne um líder no tema.

Gestores e líderes de equipe

Para gestores e líderes de equipes, a formação em psicanálise pode te ajudar na melhoria dos relacionamentos , na construção de times de alta performance e na produtividade.

para quem busca uma nova carreira

Se você busca uma mudança de vida e de carreira ou quer ampliar seus conhecimentos para alavancar sua carreira atual, a psicanálise pode ser uma grande ferramenta para você.

CURSO DE FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

SEMANA DOS MESTRES DA PSICANÁLISE

Participe na Semana dos Mestres da Psicanálise

4 dias de aulas COMPLETAMENTE GRATUITAS
Com Certificado de Participação IBRAPSI
Curso com aulas 100% Online

PORQUE ESTUDAR PSICANÁLISE?

O mercado da psicanálise no Brasil e no mundo tem ganho muito destaque nos últimos anos. As questões contemporâneas, aliadas à necessidade latente do ser humano pela resolução de conflitos pessoais torna a demanda por psicanalistas alta.

Ou seja, para quem busca uma profissão em alta no mercado, este é o momento certo para se especializar.

O psicanalista, uma vez tendo completada sua formação inicial poderá:

  • Abrir seu próprio consultório ou atuar por meio da plataforma clínica digital do Ibrapsi;
  • Atuar de forma remunerada, elevando seus ganhos;
  • Promover mini cursos e palestras na área;
  • participar da Comunidade Ibrapsi;
  • Oferecer serviços de consultoria a empresas, governos, ONGs, projetos sociais entre outros;
  • Atuar de forma secundária, utilizando a psicanálise como ferramenta útil e complementar dentro da sua profissão atual.

Perguntas frequentes

Preciso ter diploma anterior em psicologia, medicina ou psiquiatria para atuar como psicanalista?

Não. O curso de psicanálise pode ser feito por qualquer pessoa que queira se aprofundar em assuntos relacionados a saude mental e emocional, sem a necessidade de formação anterior em qualquer área, inclusive áreas da medicina, psicologia e psiquiatria. Entretanto, profissionais da saúde e áreas correlatas também encontram no curso de formação em psicanálise diversas ferramentas complementares que podem auxiliá-los na sua profissão atual.

 

Após terminar o curso, posso atuar como psicanalista?

Por meio do tripé psicanalítico (teoria, supervisão e análise), o Ibrapsi, por meio do curso de formação, irá te preparar para atuar como um profissional da área, capaz de iniciar atendimentos clínicos, se assim desejar. Além disso, por meio da Comunidade Ibrapsi, que abarca cursos de Pós Graduação, Clínica Online, Workshops, Palestras, Seminários e Encontros, você poderá continuar se especializando e criando uma rede de network e clientes.

 

Quais são os aspéctos legais da profissão no Brasil?

Além de a profissão ser amparada pela portaria 397 de 09/10/2002, do Ministério do Trabalho e Emprego, também se enquadra nas atividades do Simples Nacional, pela Lei Complementar 147/2014 (art. 5-I, IV), formalizando e facilitando a atuação profissional dos psicanalistas. A atividade é reconhecida e amplamente difundida no território nacional, sendo uma alternativa viável e séria àqueles que buscam por tratamento emocional e da psiquê.

 

O curso de psicanálise é reconhecido pelo MEC?

Cursos de formação em psicanálise de enquadram na categoria de cursos livres. Ou seja, nenhum curso de formação em psicanálise é reconhecido pelo MEC, pelo fato de a psicanálise não ser regulamentada por conselhos estaduais ou federais. Ou seja, o curso de formação é caracterizado pela sua formação livre e técnica, sendo ofertados por institutos reconhecidos como o Ibrapsi. Já cursos de Pós Graduação, Mestrado e Doutorado podem ser ministrados por faculdades e universidades. Entretanto, a formação é respaldada e as leis do Brasil garantem o exercício da profissão por meio da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) no Ministério do Trabalho – Portaria nº 397/TEM de 09/10/2002, sob o nº 2515.50.

 

O curso de formação em psicanálise do Ibrapsi emite certificado?

Sim, todos os nossos alunos, ao finalizarem o curso de formação receberão um certificado que comprova sua trajetória acadêmica. O curso do Ibrapsi está fundamentado no tripé psicanalítico (teoria, supervisão e análise), e nossos alunos terão a oportunidade de participar de todas essas etapas.

 

Preciso me afiliar a algum sindicato, instituto ou organização?

Recomendamos que, para continuidade da formação, para network e para sem manter ativo, o psicanalista formado continue ativo em nossa Comunidade Ibrapsi, participando das demais atividades oferecidas e atuando na Clínica Online, que o manterá em constante análise, ao passo que também oferecerá a oportunidade de conquistar clientes e atuar na área, se assim desejar.

 

O que esperar dos nossos cursos?

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Rafael Duarte Oliveira Venancio
Coordenador de pesquisa do Ibrapsi
Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Solano Aquino
Fundador e Presidente do Ibrapsi