Muitas pessoas confundem o psicanalista com o psicólogo, ou até mesmo com o psiquiatra, mas existem várias diferenças entre eles. A primeira, está na formação, não existe um curso de graduação em Psicanálise como há em Psicologia ou em Medicina.
O psiquiatra é um médico, formado em Medicina geral e especializado em Psiquiatria, que é a área médica que trata dos distúrbios mentais. E só o psiquiatra é que pode realizar um tratamento com base em remédios.
Já o psicólogo, é graduado no curso de Psicologia e a sua atuação é bastante ampla, sendo comumente solicitado para trabalhar nos departamentos de recursos humanos de empresas, em hospitais e escolas. Ele utiliza frequentemente da aplicação de testes e tem como objetivo a entrega de um resultado, um diagnóstico.
Por outro lado, o psicanalista é um profissional especializado nos métodos terapêuticos criados por Sigmund Freud, no século XIX. Esta metodologia visa desvendar o inconsciente do paciente, por meio de conversas, onde vivem os sentimentos, comportamentos, lembranças, desejos reprimidos e os impulsos; tornando possível a cura do sofrimento através da tomada de consciência, e da ressignificação desses momentos.
Desde Abril de 2024, em parceria com o IBRAPSI, o centro universitário UniCV formalizou, junto ao MEC o Bacharelado em Psicanálise, que deste essa data se encontra ativo e com autorização para receber 3 mil alunos por ano. Consulte o MEC aqui