A Psicanálise é a Ciência do Inconsciente

A Psicanálise é a Ciência do Inconsciente

A Ciência do Inconsciente

Psicanálise é o processo que tem por fim descobrir o objeto do pensamento de alguém, pelo exame do seu passado moral e mental .O Psicanalista é o profissional que aplica os princípios, os postulados, as técnicas e os métodos da Psicanálise no tratamento ou na prevenção de distúrbios psíquicos de natureza inconsciente, tais como: 

(1) Perturbações caracterológicas e estados neuróticos: inadaptações, timidez, impulsividade, sentimentos de culpa, desgostos obsedante, escrúpulo excessivo, distrações desagradáveis, dúvidas persistentes, fobias, obsessões, neurastenias, neuroses de fracasso, etc.  

(2) Perturbações sexuais: masoquismo, sadismo, homossexualismo, impotência, insatisfação sexual, inibição, frigidez e outras. 

(3) Perturbações somáticas de origem psíquica: gagueira, enxaquecas, asmas, paralisias e diversas moléstias de pele, como eczemas e similares. 

(4) Determinadas psicoses de origem funcional:  não provocadas por motivos orgânicos, mas por um conflito intrapsíquico. A Psicanálise, que no dizer do próprio Freud é a profissão de pessoas que curam almas, que não necessitam ser médicos, ocupa-se dos distúrbios psíquicos originados no inconsciente. Seu propósito é descobrir, no inconsciente dos seres humanos, as necessidades, complexos, traumas e tudo o mais que perturbe o psiquismo, trazendo-os ã tona da consciência a fim de removê-los e possibilitar, assim, o equilíbrio emocional do indivíduo. 

A Psicanálise abrange : 

(1) um método de investigação do inconsciente. Tal método consiste, essencialmente, na evidenciação do significado do inconsciente das palavras, das ações, das produções imaginárias (sonhos, fantasmas, delírios) de um indivíduo.  

(2) uma psicoterapia baseada nesse método: é a chamada talking cure, porque o tratamento se desenvolve no plano dialético-interpretativo, visando à reeducação afetiva do paciente por intermédio da conscientização dos motivos que determinaram os sintomas neuróticos. 

(3) um conjunto de teorias e normas em que são sistematizados os dados introduzidos pelo método psicanalítico. Tais teorias têm valiosas aplicação na pedagogia, na religião, nas artes, no direito e na criminologia, na higiene mental, na filosofia e outras ciências.

A Psicanálise, como ciência autônoma que é , enquadra-se entre as ciências humanas, mantendo estreita afinidade. Em sendo ciência humana, a Psicanálise requer do Psicanalista a sólida formação humanística.  

Temos profissionais especialistas que vão te ensinar tudo sobre a psicanálise. Solicite a sua bolsa do curso de introdução à psicanálise do Ibrapsi.

Artigos Relacionados