Uma nova carreira para você​

Instituto Brasileiro de Psicanálise disponibiliza 1000 bolsas de estudo para que você se torne Psicanalista

Uma nova carreira para você

Instituto Brasileiro de Psicanálise disponibiliza 1000 bolsas de estudo para que você se torne Psicanalista

Parabéns!

Se você chegou até aqui é porque se interessa pela Psicanálise.

Queremos esclarecer algumas dúvidas que as pessoas geralmente têm quando entram em contato com este tema.

Esta página explica em detalhes, o que é o curso de Psicanálise do Ibrapsi, para quem é e de que maneira esta atividade pode ser lucrativa para a sua vida financeira.

O mundo da Psicanálise é extremamente vasto. Portanto, é natural que após a leitura dos textos abaixo, ainda assim surjam outros questionamentos!

Fique à vontade para nos enviar uma mensagem, clicando aqui.

Popularizar a saúde mental

O Ibrapsi é um centro de desenvolvimento humano para formação e integração de psicanalistas e clientes, que tem a missão de tornar a psicanálise acessível a todos os públicos, sendo uma alternativa descomplicada, ágil e prática para todos aqueles que buscam atuar na área como profissionais ou que buscam pelo autodescobrimento.

Comunidade Ibrapsi busca integrar pessoas em prol da saúde mental e emocional, e para isso criamos e dissiminamos conteúdo voltado à prática ativa da psicanálise. Todos os nossos professores são escolhidos a dedo, levando em conta a sua capacidade didática e de descomplicar o estudo psicanalítico. 

“Olhe para dentro, para as suas profundezas. Aprenda primeiro a se conhecer.”

Sigmund Freud

Já pensou em ser psicanalista?

O Instituto Brasileiro de Psicanálise disponibiliza um novo método de estudo e você ainda pode pagar o curso apenas quando estiver trabalhando.

A Psicanálise é um método terapêutico criado por Sigmund Freud, e aperfeiçoado por outros pensadores, que tem o intuito de observar a pessoa como um todo. Não era a ideia de Freud criar uma ciência ou uma graduação com base nos seus conceitos, apesar da Psicologia se utilizar deles. A ideia, primeira de Freud, era a de utilizar das metodologias da Psicanálise para trazer cura para qualquer ser humano, a partir da escuta de seus discursos e comportamentos.

Portanto, qualquer pessoa se torna um psicanalista, ao estudar as teorias da Psicanálise. Ela também precisa concluir sua análise pessoal e submeter sua prática a um supervisor para ser um terapeuta.

E isso, e muito mais, o aluno encontra no curso do Ibrapsi!

Workshops, palestras e encontros

A Comunidade Ibrapsi oferece uma série de cursos focados nas mais diversas temáticas, para que você possa se desenvolver em temas específicos.

Curso EAD em Psicanálise

Em nossos cursos você terá acesso a apostilas exclusivas, vídeo-aulas, livros, áudios, além de provas e acompanhamento de professores em cada módulo.

Clínica online

Plataforma que oferecerá conexão online entre psicanalistas e pacientes, para atendimentos clínicos a distância com total comodidade e segurança.

Porque estudar psicanálise?

A psicanálise, com sua tradição de mais de 120 anos, auxilia pessoas na busca pelo autoconhecimento. A experiência durante a jornada é benéfica a todos os envolvidos no processo, contribuindo para a melhoria dos relacionamentos, fortalecimento de vínculos e resolução de conflitos pessoais.

Ao adentrar o universo da psicanálise voce poderá:

  • Descobrir seu verdadeiro eu;
  • Atuar como psicanalista e contribuir para que outras pessoas possam se conhecer melhor;
  • Viver uma jornada de descobrimento da própria psique;
  • Entender que a psicanálise é para todos, independente do nível de formação ou conhecimento.

Nessa grande experiência, o Ibrapsi te oferecerá ferramentas que te auxiliarão a ser não apenas o passageiro da sua jornada, mas sim o comandante de sua vida.

Estrutura do Curso

Seja você um psicanalista já com a sua formação em andamento, ou alguém que quer iniciar a sua jornada pela Psicanálise, o Curso de Psicanálise do Ibrapsi vai entregar o que você precisa.

A primeira metade do curso é focada na teoria, onde irá estudar sobre os modelos e processos desenvolvidos por Freud e alguns dos seus sucessores como Lacan e Jung. Os temas serão sempre abordados de forma descomplicada. O nosso objetivo é popularizar a Psicanálise ao invés de a tornar cada vez mais elitista.

A segunda metade do curso é focada na prática, e é aqui onde o Curso de Psicanálise do Ibrapsi se destaca de todos os outros. Vamos ensinar o passo a passo do atendimento clínico. Como conversar com o paciente, quais são as falas relevantes, a que sinais o terapeuta deve estar atento, de que forma se aplica o método, estudo de casos reais, entre muitos outros.

Módulo 01

Contexto Histórico Psicanalítico

Módulo 02

Freud, Interpretação dos Sonhos

Módulo 03

Metapsicologia Freudiana

Módulo 04

Sexualidade e Estrutura Psiquica

Módulo 05

O Processo Psicanalítico

Módulo 06

Práticas e Procedimentos em Clínica Psicanalítica

Módulo 07

Formação do Psicanalista e Questões Éticas

Módulo 08

Empreendedorismo, e os Desafios Tecnológicos

Garanta acesso à bolsa

Se você tem interesse em fazer o Curso de Psicanálise do Ibrapsi, e se tornar Psicanalista, esta é a hora. temos um programa onde iremos apostar naqueles que mostrem que estão comprometidos com a aprendizagem e a prática psicanalítica.

Ao entrar no programa, o valor total do curso será subsidiado e você não terá que pagar nada. Para manter a sua bolsa, precisa apenas cumprir os requisitos, manter-se firme nos estudos, e altamente engajado/a nos nossos conteúdos e redes sociais.

Dúvidas frequentes

Muitas pessoas confundem o psicanalista com o psicólogo, ou até mesmo com o psiquiatra, mas existem várias diferenças entre eles. A primeira, está na formação, não existe um curso de graduação em Psicanálise como há em Psicologia ou em Medicina.

O psiquiatra é um médico, formado em Medicina geral e especializado em Psiquiatria, que é a área médica que trata dos distúrbios mentais. E só o psiquiatra é que pode realizar um tratamento com base em remédios.

Já o psicólogo, é graduado no curso de Psicologia e a sua atuação é bastante ampla, sendo comumente solicitado para trabalhar nos departamentos de recursos humanos de empresas, em hospitais e escolas. Ele utiliza frequentemente da aplicação de testes e tem como objetivo a entrega de um resultado, um diagnóstico.

Por outro lado, o psicanalista é um profissional especializado nos métodos terapêuticos criados por Sigmund Freud, no século XIX. Esta metodologia visa desvendar o inconsciente do paciente, por meio de conversas, onde vivem os sentimentos, comportamentos, lembranças, desejos reprimidos e os impulsos; tornando possível a cura do sofrimento através da tomada de consciência, e da ressignificação desses momentos.
E é por tudo isso, que não há uma graduação universitária.

Cursos de formação em psicanálise de enquadram na categoria de cursos livres. Ou seja, nenhum curso de formação em psicanálise é reconhecido pelo MEC, pelo fato de a psicanálise não ser regulamentada por conselhos estaduais ou federais. Ou seja, o curso de formação é caracterizado pela sua formação livre e técnica, sendo ofertados por institutos reconhecidos como o Ibrapsi. Já cursos de Pós Graduação, Mestrado e Doutorado podem ser ministrados por faculdades e universidades. Entretanto, a formação é respaldada e as leis do Brasil garantem o exercício da profissão por meio da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) no Ministério do Trabalho – Portaria nº 397/TEM de 09/10/2002, sob o nº 2515.50.

O Ibrapsi desenvolveu uma metodologia exclusiva para transmitir os conceitos criados por Freud, mas de forma simples e sustentada na prática.

As aulas foram elaboradas usando uma linguagem objetiva e agradável e que são acessadas através de uma plataforma digital própria, moderna e intuitiva. Além disto, o Instituto reúne o maior acervo mundial de conversas analíticas, sendo o pioneiro ao levar, para o aluno, gravações de análises reais, o que efetivamente promove a compreensão dos conceitos mais elaborados da Psicanálise. 

Assim, o aluno tem uma visão prática do que é uma análise clínica, seja pelo olhar do terapeuta ou pelo viés do paciente.

Sim, todos os nossos alunos, ao finalizarem o curso de formação receberão um certificado que comprova sua trajetória acadêmica. O curso do Ibrapsi está fundamentado no tripé psicanalítico (teoria, supervisão e análise), e nossos alunos terão a oportunidade de participar de todas essas etapas.

Ao finalizar o curso com sucesso, o estudante é inscrito no IBP (Instituto Brasileiro de Psicanálise) pelo periodo de 1 ano. A permanência como psicanalista inscrito no IBP pressupõe apenas que se mantenha dentro do tripé psicanalítico. Recomendamos que, para continuidade da formação, para network e para se manter ativo, o psicanalista  continue ativo em nossa Comunidade Ibrapsi, participando das demais atividades oferecidas e atuando na Clínica Online como terapeuta e como paciente, que o manterá em constante análise, ao passo que também oferecerá a oportunidade de conquistar clientes e atuar na área, se assim desejar.

Para responder a essa pergunta, precisamos fazer referência ao Tripé Psicanalítico de Freud, que nos ensina que só devem atuar como psicanalistas, aqueles que:

  1. se mantenham em constante estudo e aprofundamento nos conceitos teóricos desenvolvidos por Freud e seus sucessores;
  2. se mantenham em constante análise pessoal e tenham se submetido a um mínimo de 50 sessões de análise;
  3. tenham os seus casos relatados a um terapeuta mais experiente, para que a sua atuação possa ser supervisionada.

Assim, o programa do Ibrapsi é constituído por 24 meses de formação, em que o aluno:

  1. terá acesso ao conhecimento teórico que será facilitado por nossos professores;
  2. será submetido a 100 sessões de análise no decorrer dos 24 meses;
  3. terá acesso a centenas de horas de sessões de análises reais gravadas;
  4. fará um estágio mínimo obrigatório com 120 sessões supervisionadas, dentro da clínica on-line do Ibrapsi;

Desta forma, ao final do percurso, o aluno estará totalmente capacitado para dar início à sua carreira como psicanalista.

O Curso de Psicanálise do Ibrapsi está voltado para a prática clínica, mas mesmo assim, não é imperativo que o aluno siga na terapia como a sua função principal. Aprender, não apenas a teoria, mas principalmente ter o acesso a todo o vasto conteúdo prático deste curso, entrega ao aluno ferramentas incríveis que ajudam intensamente no autoconhecimento, e com ele, vem a correção constante dos seus comportamentos para que possa extrair mais e melhor de si e daqueles que os cercam.

A principal vantagem está nas questões voltadas à prática. O Ibrapsi acredita que há uma lacuna grande nos cursos de Psicanálise tradicionais, onde praticamente só se entrega a teoria e ensina a prática de forma teórica. Assim, rompendo barreiras, o Ibrapsi criou o conceito de Conversas Analíticas gravadas, em que o aluno tem acesso a centenas de horas de análises reais para que ele possa entender, claramente, como é a atuação de um psicanalista dentro da clínica.

Uma outra diferença impactante tem a ver com a forma como os conteúdos são entregues. No Instituto Brasileiro de Psicanálise, os alunos são estimulados a deixar de lado a erudição presente nos textos teóricos da Psicanálise e substituí-la por termos simples, mais populares e digeríveis.

Os alunos do Ibrapsi, ao fim do curso, estarão realmente prontos para encarar uma carreira dentro da Psicanálise, visto que terá todos os requisitos presentes no tripé psicanalítico de Freud.

Os formandos do curso serão submetidos a 100 sessões de análise como pacientes e farão, no mínimo, 120 sessões de análise, como terapeuta. Para isto, terão uma supervisão ativa, que garante que será um profissional mais bem preparado.

O aluno terá ainda um módulo inteiro falando apenas sobre empreendedorismo e as melhores técnicas para crescer como empreendedor utilizando a internet.

Além de tudo isto, ao final do curso, o aluno terá a sua própria clínica on-line, dentro da interativa plataforma do Ibrapsi, que entrega todas as ferramentas necessárias para que ele tenha sucesso na sua carreira como terapeuta.

Por meio do tripé psicanalítico (teoria, supervisão e análise), o Ibrapsi irá preparar você para atuar como um profissional da área, capaz de iniciar atendimentos clínicos, se assim desejar. O Curso de Psicanálise engloba todas etapas do tripé (teoria, análise pessoal e supervisão) e, depois do final do curso, o aluno, por meio de nossa Clínica Online, poderá realizar a etapa de análise continuada, estando assim apto a continuar seus atendimentos clínicos. Lembramos que o psicanalista deve se manter constantemente em análise. Além disso, por meio da Comunidade Ibrapsi, que abarca cursos de Pós Graduação, Workshops, Palestras, Seminários e Encontros, você poderá continuar se especializando e criando uma rede de contatos e de clientes.

O bolsista do Ibrapsi terá o seu consultório digital e poderá atender a partir de casa. Isto ocorre porque o Ibrapsi desenvolveu uma clínica on-line onde o formando disponibiliza o seu perfil, que pode ser encontrado por qualquer pessoa que acesse a plataforma.

Além disto, o formando também encontra, nesta plataforma, todas as ferramentas para que ele faça seu processo de análise, tais como:

  • ter o agendamento e pagamento de novas consultas, de forma ágil e segura;
  • possuir um prontuário que resgata o histórico de cada consulta;
  • ter acesso ao serviço de prospecção de pacientes, que é feito pela própria plataforma do Ibrapsi;
  • ter acesso a um painel (dentro da plataforma) que entrega uma visão completa da clínica: pacientes para hoje, os pacientes agendados, o resumo financeiro de cada mês, além de balancete;
  • sala virtual para realização de consultas com ferramentas que facilitam a interação do analista e a avaliação do paciente;

Com tudo isto, o Ibrapsi oferece uma solução completa para a atuação profissional do terapeuta.

Aqui a única limitação é o idioma. Para que o trabalho seja feito é extremamente necessário que, para além de toda a análise da linguagem não verbal, o psicanalista compreenda perfeitamente tudo o que o paciente diz e consiga, inclusive, vislumbrar duplos sentidos naquilo que é falado pelo paciente durante a consulta.

A plataforma de atendimento on-line não tem fronteiras, então pacientes em potencial surgirão a partir de todo o planeta. Assim, o psicanalista formado no Ibrapsi poderá atender pessoas de todo o mundo, estando limitado apenas a sua capacidade de se comunicar, fluentemente, no idioma do paciente que está do outro lado.

As consultas de Psicanálise, no Brasil, variam entre USD$ 50,00 e USD$ 200,00, numa média. Mas não é raro encontrar um profissional especialisado em uma determinada área, cobrando valores que podem chegar até USD$ 800,00.

Um psicanalista iniciante cobra cerca de USD$ 50,00 por uma consulta de 50 minutos. Então se o formando fizer uma média de 6 atendimentos por dia, irá faturar algo em torno de USD$ 6.000,00 por mês. 

Logicamente, esse mesmo profissional, à medida que ganha experiência e vai aprofundando os seus conhecimentos, consegue resultados mais efetivos que lhe permite ir aumentando gradualmente o preço das suas consultas, e ao final de cerca de 10 anos de trabalho, deve estar pronto para cobrar uma média de USD$ 200,00 por sessão, que mantendo as mesmas 6 consultas diárias, lhe proporciona USD$ 24.000,00 por mês.

Portanto, é uma atividade lucrativa e que está ao alcance de qualquer pessoa que faça o curso do Ibrapsi e siga firme dentro do estudo continuado da Psicanálise.

Os transtornos emocionais estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano. Cada vez mais, as pessoas não entendem a si mesmas e não sabem que há formas de abandonar o estado de sofrimento profundo em que estão enclausuradas, o que tantas vezes as leva a tirar a própria vida.

Por isso, queremos formar um verdadeiro exército para ajudar a transformar o mundo num lugar onde haja mais entendimento de quem somos nós, por meio da Psicanálise.

Além disso, trata-se de um modelo de negócio, que temos tanta certeza da carência de mercado, que apostamos no retorno financeiro do nosso investimento em disponibilizar o curso, junto com o seu retorno financeiro do seu investimento em fazer o curso. Assim, quando estiver formado e trabalhar na clínica, 30% do valor da sua sessão será retido como comissão de utilização da plataforma online.

Vamos fazer uma analogia com algo que você conhece bem.

O Uber, recebe uma percentagem, sempre que uma viagem é feita por um dos seus motoristas. E recebe porque está a disponibilizar todo um conjunto de ferramentas para que o motorista possa trabalhar.

Agora imagine que além desse conjunto de ferramentas, o Uber ainda pagou a auto-escola para você tirar a sua carteira de motorista, comprou horas de treino de pilotagem extra para você ficar realmente bom no volante, toda a documentação necessária, o carro, a manutenção do carro e o combustivel. Você só tem literalmente que dirigir, e paga 30% ao Uber. 

O que fazemos é isso. Acreditamos tanto neste setor e em você, que vamos pagar por tudo, para que no futuro possamos colher os frutos juntos.

Hoje todo o percurso de formação do Ibrapsi, que inclui a teoria e prática, custaria em torno de R$ 50.000,00, considerando o curso em si, as análises, livros e supervisão. Quem hoje teria este valor para realizar o nosso curso? Apenas da classe média brasileira para cima.

Então, quando percebemos isto, entendemos que seria uma falha tremenda com o nosso propósito não popularizar os conhecimentos da Psicanálise pois, em vez de universalizar, estaríamos contribuindo para que a Psicanálise ficasse disponível apenas às elites.

Portanto, nossa missão é a de fazer este esforço de construir algo impactante que, de fato, provoque uma transformação no acesso à Psicanálise. Compreendemos que facilitar o acesso ao mais completo curso de Psicanálise do país, para centenas de pessoas, ajuda na concretização deste propósito.

Os fundadores do Ibrapsi estão nos Estados Unidos para lançar o manifesto que visa a universalização da Psicanálise moderna e autoral e que terá como signatários terapeutas, professores e pesquisadores americanos e brasileiros. Com isto, pretendem ter a chancela destes profissionais e entidades que compartilham do mesmo ideal de proporcionar amplo acesso a esta metodologia.

Portanto, este é um movimento global e pioneiro que se inicia a partir de entidades mundiais que, como o Ibrapsi, tem o objetivo de popularizar o acesso à Psicanálise.

A quem se destina o curso?

Pessoas em busca do autodescobrimento

Soluções para quem busca por autoconhecimento, autodescobrimento ou por terapias específicas.

Para formação pessoal e profissional

Cursos livres em psicanálise, para quem busca por autoconhecimento ou quer ser um profissional da área.

Psicanalistas e áreas correlatas

Especialização e estudos avançados em Psicanálise, para que você se torne um líder no tema.

"O pensamento é o ensaio da ação."

Sigmund Freud

O que esperar dos nossos cursos?

Solano Aquino

PSICANALISTA E CO-FUNDADOR DO IBRAPSI

A proposta do Ibrapsi é disseminar o conhecimento sobre saúde mental e emocional a todos os públicos, além de integrar pessoas em uma comunidade ampla e poderosa. Como fundador do Ibrapsi, entendo a grande relevância e necessidade para a sociedade contemporânea de institutos e organizações sérias que difundam o tema a todos que buscam por maior qualidade de saúde.

Vitor Pinheiro

PSICANALISTA E CO-FUNDADOR IBRAPSI

Como professor do Ibrapsi, desejo que os nossos alunos aprendam a psicanálise com profundidade de conhecimento e em uma linguagem acessível. A ideia é mostrar a pertinência das ideias de Freud no dia-a-dia, ajudando-os a entenderem a mente humana através de uma prática psicanalítica ética, ativa, motivada. A Psicanálise permite uma visão única do ser humano e é isso que ensinamos aqui.

Blog Ibrapsi

2021

Sentimentos

2021

Psique nas relações de trabalho

2021

6 dicas para psicanalistas

2021

Emoção e sentimento

2021

Mãe suficientemente boa

2021

História da Psicanálise

Clínica Ibrapsi

Está chegando a Clínica Ibrapsi. A plataforma que vai revolucionar a saúde mental e emocional no Brasil. Aqui, profissionais e pacientes vão poder fazer as suas sessões, de forma rápida, segura e descomplicada. Com todo o conforto e comodidade oferecidas pelos meios digitais.

Fique de olho nas nossas redes sociais para saber mais sobre a Clínica Ibrapsi.

Para garantir sua bolsa é preciso que participe de nosso grupo de WhatsApp

Clique no botão “inscrever-se no grupo” e depois em “Quero a minha bolsa”. 
Seja bem vindo!