Quais áreas a psicanálise abrange?
Áreas de atuação na psicanálise
As áreas de atuação na psicanálise podem orientar a profissão do psicanalista por diferentes caminhos. O psicanalista pode realizar atendimento em sua própria clínica atendendo seus pacientes, pode trabalhar em empresas e institutos, e também pode exercer sua profissão em instituições públicas, como escolas e hospitais.
O atendimento em clínica própria exige que o psicanalista tenha um espaço físico para dispor como setting terapêutico. Para isso, o profissional deverá alugar um imóvel e arcar com os gastos da locação. Outra modalidade é o atendimento nas clínicas on-line que, além da praticidade, possibilita a captação de muitos pacientes.
O psicanalista também pode atuar em empresas e institutos de psicanálise. Nesse caso, sua atuação consiste em prestar atendimento aos empregados e se responsabilizar pelas demandas a serem enfrentadas cotidianamente no ambiente de trabalho. O papel do psicanalista é trabalhar as questões individuais para propiciar uma melhor convivência no trabalho.
Além disso, o psicanalista pode atuar em cargos públicos e trabalhar em escolas e hospitais. Essa área de trabalho permite uma boa estabilidade financeira ao profissional que deseja aderir a ela. Nesse caso, o papel do analista é acompanhar casos clínicos nos hospitais ou atuar no sistema escolar dando suporte aos alunos das instituições.
Em todas essas diferentes áreas de atuação, o psicanalista deverá acompanhar os seus pacientes e conduzir o tratamento da saúde mental e emocional das pessoas que estiver amparando. È dever do profissional prestar um serviço acolhedor com aqueles que estiverem sob seus cuidados.
Para aqueles que desejam atuar como psicanalista, é preciso conhecer o mercado de trabalho dessa profissão. Em sequência, veremos as áreas abrangidas pela psicanálise levando em consideração os diferentes ambientes e ocupações do psicanalista frente ao mercado de trabalho.
A atuação do psicanalista e o mercado de trabalho
O mercado de trabalho para o psicanalista apresenta muitas demandas que exigem que o profissional esteja apto para orientar as pessoas com seus próprios conflitos e auxiliá-las com problemas mais graves, tais como: o transtorno de ansiedade, a depressão, a angústia, fobias, etc.
O psicanalista tem um campo vasto no mercado de trabalho, ele pode se especializar em um determinado assunto para se posicionar no mercado como especialista, ou poderá atuar em outras áreas que também abrangem a psicanálise. Para informações a respeito da remuneração profissional, acesse o artigo que trata do salário do psicanalista.
As áreas de atuação podem variar conforme a formação do psicanalista. Para atuar como psicanalista, é necessário que seja realizado um curso de psicanálise em algum instituto que esteja apto a emitir a certificação para poder exercer a profissão.
Para atuar como psicanalista é necessária uma formação teórica e prática, em seguida, o profissional pode se especializar em diferentes áreas, tais como: o desenvolvimento pessoal, a psicopedagogia, a neurociência, dentre outros.
O psicanalista também pode encontrar boas oportunidades na área acadêmica, em que ele poderá ministrar palestras e cursos em instituições de ensino superior. Se o psicanalista for um profissional com uma formação em licenciatura, ele poderá dar aulas e ocupar o cargo de professor.
São diversos os cursos superiores que permitem essa capacitação, a fim de que o psicanalista possa atuar na área da educação. Dentre alguns cursos de ciências humanas, pode-se citar: Filosofia, Sociologia, Letras, História e outros.
Todas essas áreas do conhecimento se relacionam bem com a psicanálise. Não podemos deixar de fora o curso de Psicologia, que também pode se beneficiar muito da formação em psicanálise. Algumas das principais áreas de atuação que correlacionam a Psicologia e a psicanálise são: a clínica, a neuropsicologia, o desenvolvimento organizacional e do trabalho, a psicopedagogia e o atendimento hospitalar.
A prática do psicanalista e a área da educação
A psicanálise pode abranger diferentes áreas, o que dá bastante flexibilidade para a atuação profissional do psicanalista. O trabalho do psicanalista vai exigir que ele permaneça em formação continuada, o que significa que o profissional deverá estar atento às demandas do mercado de trabalho que variam de acordo com a localidade em que o profissional está inserido.
É importante salientar que o psicanalista precisa se reciclar constantemente e, para isso, ele precisa estar sempre estudando e se atualizando. Isso vai assegurar que ele esteja preparado para enfrentar quaisquer obstáculos que possam surgir na profissão.
As diferentes áreas abrangidas pela psicanálise oferecem um leque de possibilidades para a atuação do psicanalista no mercado de trabalho. Com isso, o profissional não precisa, necessariamente, se restringir a uma área específica, ele pode flexibilizar sua formação e exercer a profissão como desejar.
Portanto, o profissional pode escolher uma área que tenha mais apreço para exercer sua prática. Diferente do que muitos pensam, o psicanalista não precisa se limitar à clínica psicanalítica, ele pode trabalhar em empresas, institutos e instituições públicas. Além disso, o psicanalista também pode ser palestrante e ministrar cursos. Ou seja, diferentes áreas de atuação permitem que o psicanalista tenha diversas opções para realizar o seu ofício.
A área da educação é uma das que pode se beneficiar muito com a psicanálise. O trabalho do psicanalista no contexto da educação é de grande utilidade para o cuidado com os aspectos emocionais que podem interferir no desempenho escolar do estudante.
Além disso, a psicanálise é uma prática que contribui para compreender as relações transferenciais que são criadas pelo vínculo entre professor e aluno. São muitas as adversidades enfrentadas por crianças e adolescentes que, muitas vezes, manifestam o seu sofrimento emocional na escola. Muitos problemas de aprendizagem podem estar relacionados com ansiedade, depressão, déficit de atenção, comportamentos agressivos, dentre outros.
O psicanalista pode promover um suporte emocional para os alunos, professores e profissionais da área da educação de modo geral.
A psicanálise pode fornecer ferramentas para que os profissionais da educação bem como os alunos possam desfrutar de um processo de ensino-aprendizagem saudável. Para aprender mais sobre as áreas abrangidas pela psicanálise, seja nosso aluno. Solicite a sua bolsa de estudo do curso de psicanálise do Ibrapsi.
[…] O psicanalista é um profissional que pode atuar em sua própria clínica ou em empresas e instituições públicas. Para entender sobre o campo de atuação do psicanalista, leia mais no artigo sobre quais áreas a psicanálise abrange. (https://ibrapsi.com.br/quais-areas-a-psicanalise-abrange/) […]