Quando é hora de procurar um psicanalista?

Existe o melhor momento para começar a fazer análise?

O melhor momento para começar a fazer análise é quando se sente algum tipo de sofrimento psíquico com o qual o indivíduo não consegue lidar sozinho. A ajuda de um profissional como o psicanalista não é exclusiva apenas para aqueles que sofrem de algum transtorno mental.

A busca pela análise pode ser necessária em momentos específicos da vida de qualquer pessoa que sinta dificuldade para resolver suas questões pessoais e sejam evidentes problemas na vida familiar, conjugal e no convívio social, que causam impactos negativos na qualidade de vida.

Surge, então, a seguinte questão: quando é o momento para começar a fazer análise? A psicanálise é um método indicado para todos aqueles que desejam entender mais sobre si mesmos. A busca por autoconhecimento e por entender mais sobre o próprio inconsciente pode ocorrer em qualquer momento da vida.

Aprender mais sobre si, compreender o funcionamento dos próprios mecanismos de defesa, recalques e enfrentar os desafios da personalidade é uma tarefa para aqueles que estiverem dispostos a um mergulho profundo na análise pessoal.

Existem momentos mais pontuais na vida em que a necessidade de ir para análise seja imprescindível, como no caso do desenvolvimento de sintomas como a ansiedade, angústia, apatia, sentimento profundo de tristeza e melancolia.

Quando os sintomas não são suportáveis e começam a afetar as atividades cotidianas, de modo que a pessoa não consiga trabalhar, sair de casa, se relacionar e ter uma vida social saudável, é o momento para começar a fazer análise, a fim de identificar a raiz dos males que causam adoecimento psíquico.

Além disso, quando a qualidade de vida de uma pessoa está comprometida em razão de um sentimento de desânimo em relação às atividades cotidianas, falta de motivação e haja muito desgaste emocional a ponto de comprometer a saúde mental, é a hora de ir para a análise.

Existem casos em que o momento de procurar pela análise se faz muito necessário como, por exemplo, em situações de stress, uso abusivo de substâncias e álcool, transtornos alimentares, fobias, dentre outros. Somado a isso, quando a pessoa sente alterações no sono, tem o seu rendimento comprometido nas atividades cotidianas, também é a hora ideal para iniciar um tratamento analítico.

A hora de procurar um psicanalista é urgente em casos em que haja ideação suicida, o indivíduo sofra um quadro de depressão ou apresente transtornos graves, tais como o de ansiedade e o bipolar. Outra situação em que se faz necessário buscar prontamente o acompanhamento de um analista é quando surgem crises severas como a síndrome do pânico.

Quando procurar por um psicanalista?

A psicanálise deve ser indicada para todos aqueles que precisam de ajuda para lidar com algum tipo de sofrimento que comprometa a saúde mental. Também indica-se a psicanálise para as pessoas que precisam de acolhimento e de amparo para lidar com os problemas pessoais ao longo da vida. Para saber mais sobre para quem a psicanálise é indicada, leia o artigo sobre este tema.

Ir para a análise é uma decisão muito importante e o momento de procurar ajuda vai ser sentido pela própria necessidade do indivíduo, que percebe que não é capaz de lidar com alguns problemas na sua vida que lhe causam sofrimento.

A psicanálise, ao investigar o inconsciente, ajuda o paciente a ter mais consciência e autonomia para resolver seus problemas. No entanto, existem casos pontuais que devem ser encaminhados para a análise de imediato. Trata-se de casos como, por exemplo, transtornos mentais que podem comprometer seriamente a vida do indivíduo. Dentre alguns transtornos, podemos citar o transtorno depressivo, o transtorno de ansiedade e o transtorno bipolar.

Episódios de síndrome do pânico, que é uma síndrome que gera ataques de medo intenso a ponto de prejudicar a qualidade de vida do paciente, também devem ter a atenção e o acompanhamento de um analista. As crises de ansiedade repentinas e com forte sensação de medo ou mal-estar, acompanhadas de sintomas físicos, precisam de um atendimento especializado de um profissional da área da saúde mental.

Tanto os transtornos mentais, fobias e outras psicopatologias precisam ter um acompanhamento analítico assim que forem identificados. Mesmo que o paciente não tenha um diagnóstico preciso, os sintomas que se manifestam podem já indicar o momento certo para procurar pela ajuda de um analista.

Em quais situações o psicanalista pode ajudar?

O psicanalista é um profissional que pode ajudar as pessoas em momentos de crise ou outras situações mais específicas. Em quadros como o de ansiedade generalizada, por exemplo, pode haver um grande comprometimento emocional, de modo que os sintomas podem se manifestar para além do psíquico, ou seja, eles não só interferem na mente, mas também afetam o corpo.

Nessa situação, temos um quadro psicossomático, em que o sofrimento mental vai se manifestar em sintomas corporais. No caso de um transtorno generalizado de ansiedade, o paciente pode sofrer de taquicardia, dores no peito, falta de ar, sensação de irrealidade, dentre outros. Todos esses sintomas se manifestam no corpo prejudicando, assim, as atividades cotidianas.

Procurar pelo tratamento com um bom analista no momento certo pode fazer uma grande diferença na vida de muitas pessoas. Quanto antes for identificada a necessidade de maiores cuidados com a saúde mental, melhor será a otimização do tratamento.

Portanto, o psicanalista pode ajudar em momentos específicos, em que se manifestem crises de ansiedade, transtorno depressivo, síndrome do pânico, enfim, todo tipo de situação em que o sofrimento psíquico não seja suportável, a análise será necessária.

Ao se formar em psicanálise, você poderá ajudar as pessoas com diferentes demandas e que estão atravessando por situações muito difíceis. Quando o paciente sente que precisa do tratamento, o psicanalista deve acolher o seu sofrimento, ajudando-o a enfrentar os momentos mais pesarosos.

A psicanálise é um método eficaz para o cuidado com a saúde mental, que favorece o bem-estar daqueles que a procuram para ter uma melhor qualidade de vida. Seja nosso aluno, faça a solicitação da sua bolsa do curso de psicanálise do Ibrapsi.

Artigos Relacionados