Grupo de Supervisão Fernanda Carvalho

Quarta-feira às 18h

Prezados alunos do curso de Psicanálise,

Gostaríamos de ressaltar a importância da supervisão no percurso de formação de um psicanalista. A supervisão é um elemento fundamental para aprimorar suas habilidades clínicas, proporcionar autoconhecimento e contribuir para o desenvolvimento profissional e ético.

No decorrer do curso, a supervisão será realizada periodicamente com um profissional experiente, permitindo que vocês compartilhem suas experiências clínicas, esclareçam dúvidas e recebam orientações. Esse processo auxilia na construção de um olhar crítico e reflexivo sobre a prática clínica, colaborando para um atendimento mais qualificado e eficaz aos pacientes.

Para registrar adequadamente a frequência nas sessões de supervisão, é necessário preencher o formulário de marcação de presença. Este formulário é fundamental para a contabilização das horas de supervisão e acompanhamento do progresso de cada aluno ao longo do curso.

Formulário de Presença

Termo de Compromisso, Sigilo e Responsabilidade para Participantes de uma Reunião de Supervisão Psicanalítica
Nós, os participantes da reunião de supervisão psicanalítica abaixo identificados, reconhecemos a importância de manter a confidencialidade e o respeito pelos indivíduos que buscam nossa orientação. Com este propósito, comprometemo-nos a aderir aos seguintes termos:
Compromisso com a Ética: Como participantes da reunião de supervisão psicanalítica, reconhecemos que nossa principal responsabilidade é oferecer orientação e apoio éticos aos pacientes que atendemos. Comprometemo-nos a manter as normas éticas estabelecidas pela IPA, pela Associação Internacional de Psicanálise, normas essa que o IBRAPSI subscreve na totalidade.
Sigilo: Comprometemo-nos a manter a confidencialidade das informações discutidas durante as reuniões de supervisão psicanalítica. Reconhecemos que as informações compartilhadas durante as sessões são pessoais e delicadas e que a violação do sigilo pode prejudicar seriamente o bem-estar do paciente.
Responsabilidade: Como participantes da reunião de supervisão psicanalítica, somos responsáveis por garantir que nosso comportamento seja ético e profissional. Comprometemo-nos a evitar qualquer comportamento inadequado ou antiético que possa prejudicar o paciente ou o processo terapêutico.
Respeito: Reconhecemos a importância de tratar todos os pacientes com respeito e dignidade. Comprometemo-nos a evitar qualquer forma de discriminação ou preconceito, independentemente de raça, gênero, orientação sexual, religião, origem étnica ou qualquer outra característica pessoal.
Comunicação: Comprometemo-nos a manter uma comunicação respeitosa e profissional entre os participantes da reunião de supervisão psicanalítica. Qualquer diferença de opinião deve ser discutida de forma construtiva, mantendo sempre o foco na segurança e bem-estar dos pacientes.
Ao mantermo-nos nessa sala de supervisão estamos automaticamente a tomar conhecimento e aceitar na totalidade os termos que nos foram lidos. Reconhecendo que o seu cumprimento é fundamental para a manutenção da integridade do processo terapêutico e arcando com eventuais responsabilidades advindas de atos contrários ao indicado neste termo.