mídiais sociais e saúde mental

A influência das mídias sociais na saúde mental

O uso das mídias sociais e seus malefícios

As mídias sociais se tornaram cada vez mais populares nos últimos anos. As pessoas utilizam diferentes plataformas para se comunicar, compartilhar informações, entretenimento e para fazer negócios. Apesar dos aparentes benefícios, o uso das mídias sociais para saúde mental tem os seus malefícios.

O problema começa a surgir quando se faz mau uso das redes, de modo que elas podem ter um impacto muito negativo para a saúde mental. Utilizar as mídias de forma excessiva ou com a intenção de atacar outros perfis pode revelar um padrão negativo que pode ser adoecedor.

As mídias sociais podem interferir na saúde mental por meio da distorção da realidade, do cyberbullying, da dependência e do uso abusivo. É preciso estar atento para perceber alguns indícios que possam estar relacionados ao mau uso da rede social, tais como altos níveis de estresse, ansiedade e dependência emocional.

Como as mídias sociais afetam a saúde mental?

As mídias sociais tem a capacidade de serem latamente viciantes, além disso, muitas pessoas acabam passando horas navegando nas redes sem perceber. O vício nas mídias sociais pode levar a problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, podendo afetar o desempenho no trabalho e a vida pessoal.

Nos dias de hoje, um grande número de publicações reforça o narcisismo, os padrões de vida sofisticados, o consumismo e o status. As mídias sociais podem fazer com que surjam sentimentos de baixa autoestima e podem ter consequências graves na sociedade, especialmente, em áreas como política e saúde pública.

Por vezes, as pessoas acabam investindo muito tempo e energia em relacionamentos que existem apenas no mundo virtual, o que pode prejudicar a vida pessoal e profissional.

O uso exagerado das mídias sociais também podem causar uma resposta emocional negativa. É o caso de mensagens ou postagens que apresentam conteúdo violento, ofensivo, que gerem sentimentos de ansiedade, medo e tristeza.

O que fazer para minimizar os impactos das mídias sociais?

Para minimizar os impactos negativos que as mídias sociais podem causar, algumas medidas podem ser tomadas. É possível readequar a quantidade de vezes que se acessa determinada mídia social, evitar conteúdos e pessoas que compartilhem comentários ou mensagens agressivas e valorizar os conteúdos que realmente agreguem algum tipo de valor positivo.

No momento em que se perceber que as mídias sociais estão impactando negativamente a ponto de gerar pensamentos negativos e intrusivos, é necessário reavaliar o uso da rede social e observar os efeitos que estão prejudicando a saúde mental.

Um psicólogo ou psicanalista é o profissional adequado para cuidar dos sentimentos que podem causar problemas emocionais por causa do abuso das mídias sociais. Muitas vezes, quadros de ansiedade e depressão podem surgir devido ao uso das redes, nesse momento, é preciso avaliar a necessidade de um afastamento dos espaços digitais, de pessoas e mídias que estejam provocando mal-estar.

É muito importante conscientizar as pessoas para que elas procurem ajuda especializada quando sentirem que sua saúde emocional está sendo prejudicada. Apesar dos benefícios do uso das mídias sociais, é importante ter em vista os malefícios que elas podem causar e reforçar o cuidado com a saúde mental.

Deve-se incentivar a busca por ajuda profissional, principalmente, se as mídias sociais estiverem afetando negativamente a saúde mental e comprometendo a qualidade de vida. Para saber mais sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, venha estudar no curso de psicanálise do Ibrapsi.  Seja nosso aluno e faça a solicitação da sua bolsa de estudo do curso de psicanálise do Ibrapsi.

Artigos Relacionados

A Contagem Regressiva para as Novas Regras EAD Já Começou!

Não perca tempo: O Fim do EAD 100% Online na Graduação está chegando! Garanta sua vaga agora, antes que seja tarde demais! Se você sonha em iniciar sua graduação com a flexibilidade do EAD 100% online, sem a necessidade de atividades presenciais, a hora de agir é AGORA. O NOVO MARCO REGULATÓRIO DO ENSINO SUPERIOR, assinado em 19 de maio de 2025 (Decreto nº 12.456/2025), está prestes a transformar drasticamente o cenário da Educação a Distância no Brasil, e o “cerco vai apertar” para quem não se adiantar nas graduações. Prepare-se: O que

Leia Mais »

A relação entre Psicanálise e Direito

A Psicanálise e o Direito, à primeira vista, podem parecer áreas distantes — uma voltada para o inconsciente e a escuta subjetiva, a outra, para a norma, a objetividade e a ordem social. No entanto, nos espaços onde o conflito humano emerge com força, como nos tribunais e nas negociações jurídicas, essas duas disciplinas encontram um campo fértil de diálogo. A relação entre Psicanálise e Direito vem se estreitando, especialmente à medida que os operadores do Direito reconhecem a importância de compreender os aspectos emocionais e inconscientes que atravessam a prática jurídica.Assim, a

Leia Mais »