psicanálise-psicopedagogia

Psicanálise e psicopedagogia

Contribuições da psicopedagogia para a psicanálise

A psicopedagogia é uma das áreas que fornece ricas contribuições para a psicanálise. Desde sua origem, a psicopedagogia tem um caráter multidisciplinar. Como o próprio nome já diz, a psicopedagogia relaciona conceitos de dois campos de estudo: a Psicologia e a Pedagogia.

Apesar da existência de algumas divergências, a psicanálise se beneficiou de alguns conceitos da psicopedagogia, principalmente no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem. Embora a psicopedagogia tenha interferido na natureza de alguns conceitos psicanalíticos, é inegável mencionar algumas contribuições sem, no entanto, desconsiderar os descompasses entre esses dois campos do conhecimento.

Primeiramente, é preciso entender as diferenças que sustentam essas duas práticas. A psicopedagogia versa sobre o contexto de sala de aula, as relações professor e aluno, o processo de ensino-aprendizagem, dentre outros. Em contrapartida, a psicanálise é um método criado para a análise do inconsciente e dos fenômenos da mente humana.

A psicopedagogia preza pela função educativa em primeira instância, que se amplia do individual para o coletivo. A psicanálise é uma teoria que se preocupa na análise da personalidade do indivíduo. Por mais que os fenômenos do meio social sejam relevantes para a psicanálise, o que realmente importa ao analista são os fenômenos do inconsciente do analisando.

Destacadas essas divergências, podemos passar aos benefícios da psicopedagogia. Dentre as principais vantagens, a psicopedagogia tem um olhar de cuidado sobre as crianças e adolescentes no contexto escolar. Esse cuidado está voltado para a prática educativa, a relação interpessoal entre professores e alunos, bem como a relação entre o educando e o educador nos limites da sala de aula.

Anna Freud e as práticas pedagógicas

Anna Freud, filha de Sigmund Freud, foi uma psicanalista e também pedagoga. Uma das grandes atribuições que se pode dar para Anna Freud foi o desenvolvimento da psicanálise infantil. A filha de Freud realizou um vasto trabalho com crianças.

Para Anna Freud, a psicanálise apresentava alguns impasses para a prática pedagógica, a fim de pensar a análise de crianças. Segundo a psicanalista, a análise com crianças não poderia seguir os mesmos moldes padrão da psicanálise com adultos.

Além disso, Anna Freud defendia que a criança em si não poderia ser analisada uma vez que, diferentemente do adulto, a criança ainda não tem a compreensão de suas relações afetivas, pois ela ainda está em processo de amadurecimento e, portanto, sua personalidade está em construção.

Haja vista que a personalidade da criança ainda não está formada, não há uma razão pela qual a criança deva ser analisada. Portanto, Anna Freud não era favorável à análise de criança no setting terapêutico e submetê-la a uma análise. Anna Freud considerava que a dinâmica pedagógica era fundamental para que a análise pudesse ser realizada.

Por meio de suas experiências no setting analítico, Anna Freud percebeu que para a criança conseguir se tornar autônoma e criativa, ela necessitava do apoio dos pais e dos educadores. Embora muitas controvérsias tenham surgido entre os defensores mais ortodoxos da psicanálise e da psicopedagogia, é fato que a interdisciplinaridade entre ambas as áreas favoreceu maiores reflexões sobre a teoria psicanalítica e a prática educativa.

Tendo em vista a experiência de Anna Freud com a pedagogia, podemos dizer que a psicanálise não só pode se beneficiar da prática pedagógica como pode utilizar alguns elementos para pensar as ferramentas da clínica psicanalítica.

A psicopedagogia na clínica psicanalítica

A psicanálise contribui para uma melhor compreensão da formação da personalidade do indivíduo. No contexto escolar, a personalidade das crianças e dos adolescentes ainda está em formação, sendo que cabe ao professor mediar o relacionamento em sala de aula.

Como a psicopedagogia se encarrega do estudo das práticas de ensino e aprendizagem, ela pode ser um campo de estudo valioso para a psicanálise, na medida em que articula os saberes entre educador e educando,

Da mesma forma, o vínculo entre professor e aluno é muito especial, por meio dele, muitos valores são transmitidos e saberes construídos socialmente. A união entre a psicanálise e a psicopedagogia pode ser interessante para refletirmos sobre um processo de ensino-apredizagem mais humano, abrindo novas possibilidades e oportunidades tanto para o psicanalista e o psicopedagogo.

Tanto a psicanálise quanto a psicopedagogia podem atuar em conjunto beneficiando a vida de muitas pessoas. Trata-se de um campo interdisciplinar muito rico e que pode transformar a relação entre a aluno e o conhecimento.

Ao tratar de processos cognitivos e de aprendizagem, a psicopedagogia auxilia o desenvolvimento do potencial de muitos alunos. Além disso, a prática psicopedagógica pode auxiliar também na parte do aprimoramento neurológico dos educandos, trazendo melhores resultados para a prática educativa.

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