Psicanálise educação e formação da personalidade

Psicanálise, educação e formação da personalidade

O olhar psicanalítico sobre a prática educativa

Dentre muitos temas que podem ser analisados sob um olhar da psicanálise, podemos destacar a educação e a formação da personalidade do sujeito. Quando Freud criou a segunda tópica, ele designou três estruturas básicas que constituem a nossa personalidade. Essas estruturas são o id, o ego e o superego.

Na formação da personalidade, o id atua como representação dos nossos instintos, impulsos e desejos inconscientes. O ego é quem define o funcionamento da estrutura da nossa personalidade, ele é o centro e a base da nossa consciência. E, por fim, temos o superego, que reprime os impulsos do id e age incorporando uma moralidade sobre o ego.

A psicanálise pode auxiliar a prática educativa ao permitir que o educador desenvolva algumas ferramentas para que ele consiga lidar melhor com a realidade do educando. Freud considerava que a aquisição do conhecimento dependia da relação entre professor e aluno. Nessa relação, o professor pode representar os imagos parentais para o aluno. É realizada na figura do professor uma projeção em que o aluno poderá visualizar a imagem do pai e da mãe no educador.

Então, nessa relação, os sentimentos oriundos do conflito edípico, que antes eram dirigidos para os pais, passam a ser projetados nos educadores. Nesse sentido, a psicanálise pode ajudar o educador a compreender como essa relação pode ser bem manejada, e isso pode potencializar o processo educativo.

Quando pensamos nas contribuições que a psicanálise pode oferecer para a educação e para a formação da personalidade, podemos afirmar que a teoria psicanalítica pode ajudar o educador a lidar com os processos transferenciais que podem ser revelados no processo de ensino-aprendizagem.

A educação e a formação da personalidade: o processo de ensino-aprendizagem na perspectiva da psicanálise

Falar em educação e na formação da personalidade implica um olhar para os problemas que são enfrentados no processo de aprendizagem do aluno. Nesse contexto, a escola é responsável por conduzir o aluno para um bom desenvolvimento de suas capacidades cognitivas e sociais.

Sabemos que esse processo pode ser um tanto problemático, se partirmos do ponto de vista de que a aprendizagem pode sofrer com as interferências da má formação do ego, bem como do id e do superego na constituição do seu aparelho psíquico.

A psicanálise fornece ferramentas para que seja possível refletir sobre a constituição do ego e as interferências na aprendizagem do sujeito. Para pensar essa relação entre a formação da personalidade e o processo de ensino-aprendizagem, é necessário olhar para a formação da nossa psique.

Quando Freud desenvolveu os estudos sobre a mente, ele definiu os elementos que sustentam a formação da personalidade do indivíduo. Como já mencionamos no início deste artigo, as três estruturas que constroem a nossa personalidade são: o id, o ego e o superego.

A partir da compreensão do funcionamento dessas três estruturas em conjunto, será possível desvendar os problemas enfrentados no processo de ensino-aprendizagem. Freud teve a percepção de como as forças instintivas atuam sobre o sujeito que pode, por vezes, deixar-se dominar pelos seus impulsos.

Partindo do início da vida, podemos dizer que o id é a estrutura predominante, uma vez que é a base instintual que nos conecta com o mundo. Inicialmente, os instintos são projetados para os nossos genitores. No entanto, no decorrer do desenvolvimento da sua maturidade, o sujeito vai percebendo que esses impulsos não são voltados mais exclusivamente para os pais, mas podem se voltar tanto para os educadores, que são cuidadores, quanto para si mesmos, tendo por referência o seu próprio autocuidado.

No processo educativo, o indivíduo começa a perceber que existe um certo padrão interno e externo que norteará os valores morais e sociais. Com base nisso, temos então a formação do superego, que vai agir por meio da moralidade, reprimindo os impulsos do id. O superego carrega o sujeito com intensas pressões, e essas demandas podem gerar muitos prejuízos.

Nos estudos da psicanálise, o id é a estrutura que se responsabiliza pelos nossos instintos e pelos desejos do inconsciente. A impulsividade do id pode demonstrar que algumas dificuldades primárias foram reprimidas. Quando pensamos no processo educativo, podemos dizer que o id, enquanto estrutura dominada pela impulsividade, pode comprometer a educação do sujeito, gerando uma série de conflitos.

Por fim, temos o ego, que é a base da nossa consciência, e é ele quem vai definir os traços da personalidade de cada um de nós. O ego é, por assim dizer, a parte educável da nossa personalidade, sendo o responsável por conter os impulsos do id.

O superego também influenciará tanto na educação como na formação da personalidade, por meio da repressão e pela punição. Freud considerava que o superego age a partir da restrição, proibição e julgamento da ação da consciência.

Contribuições da psicanálise para a educação e o processo de ensino-aprendizagem

Tendo em vista que essas três estruturas são essenciais para compreender a constituição da personalidade do indivíduo, podemos dizer que o desequilíbrio ou má formação do id, do ego e do superego pode comprometer o processo de aprendizagem do sujeito.

Portanto, percebemos que a educação, assim como a formação da personalidade, são condicionadas pela atuação do id, do ego e do superego, uma vez que essas estruturas são desenvolvidas a partir da relação que o sujeito estabelece com o mundo.

Através da compreensão das estruturas da personalidade, podemos investir e aprimorar o processo formativo de educadores. A psicanálise oferece contribuições significativas que podem auxiliar professores, pais e cuidadores de um modo geral.

Em vista disso, é possível concluir que o processo de aprendizagem pode se beneficiar com os ensinamentos da psicanálise, na medida em que ela possibilita uma melhor compreensão sobre a formação da personalidade de cada indivíduo.

Compreender o funcionamento do id, do ego e do superego pode ajudar a enfrentar os conflitos que podem surgir no contexto da educação. Entender as falhas e os comprometimentos da formação da personalidade do educando sob o ponto de vista da psicanálise permitirá que o educador consiga desenvolver sua prática por meio de um manejo bem conduzido.

Por isso, se você é educador e trabalha com a formação de pessoas, invista na sua prática com base nos conhecimentos da psicanálise. Assim, você poderá assegurar uma melhor qualidade na sua formação e isso só trará benefícios tanto para si mesmo enquanto profissional, quanto para aqueles que estiverem sob os seus cuidados. Faça a sua solicitação de bolsa do curso de psicanálise do Ibrapsi.

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