
Quanto tempo demora a formação em psicanálise?
Em quanto tempo se forma um psicanalista?
Para se formar como psicanalista é necessário realizar um curso de psicanálise em um instituto de psicanálise que faça a emissão de certificação para o exercício da profissão. O espaço de tempo da formação em psicanálise varia de acordo com o instituto de psicanálise.
Normalmente, o tempo médio para se formar um psicanalista é de dois anos, mas esse período pode se estender para três até no máximo cinco anos. Para Freud, a psicanálise deve ser compreendida como uma corporação de leigos, sendo que o requisito para se formar como psicanalista, era que a pessoa tivesse aptidão e conhecimento.
A formação em um curso de psicanálise pode ser breve, mas é importante lembrar que o profissional deve estar sempre estudando a fim de atualizar e aprimorar seus conhecimentos, pois a formação do psicanalista é contínua.
Uma prática psicanalítica profissional bem sustentada é aquela que se apropria da abordagem teórica e tem um bom domínio do manejo da técnica, que é fundamental para trazer a psicanálise para a experiência.
Embora o tempo de formação do psicanalista não seja muito longo, isso não significa que o analista deverá se contentar em encerrar os seus estudos assim que finalizar o curso e tiver a certificação. Trata-se de uma profissão em que o profissional deve se reciclar constantemente e se atualizar frente as demandas conforme elas forem surgindo.
Etapas do curso de formação em psicanálise
Tendo em vista a questão do espaço de tempo necessário para a formação em psicanálise, podemos concluir que, de fato, o tempo de formação do curso acaba sendo relativo, pois depende da exigência de cada instituto. Mas é importante que o conteúdo cotejado pelo curso seja um conteúdo de qualidade, que contemple tudo aquilo que é importante para a formação de um psicanalista clínico.
O empenho na formação e o tempo empregado nos estudos é o que vai assegurar a formação de um bom profissional. As etapas que constituem um curso de psicanálise devem se orientar para a sustentação do tripé psicanalítico.
Ao término do curso, o profissional já estará apto a atuar como psicanalista, sendo que é o analista quem autoriza e legitima a sua própria prática. É imprescindível que o psicanalista invista em uma boa formação, pois uma má formação pode causar sérios prejuízos na vida do analisando.
A psicanálise é uma ocupação livre, qualquer pessoa pode exercer a profissão, desde que faça a formação em algum instituto de psicanálise. O profissional pode optar por fazer a sua formação em diferentes escolas ou institutos, o que pode prolongar o tempo de formação. Quando o profissional optar por fazer sua formação em mais de um lugar, é preciso que ele saiba o que está procurando, se é especializar-se em um caso específico, ou aprofundar cada vez mais os seus conhecimentos.
Alguns institutos exigem que, no ato da candidatura, o profissional apresente uma formação anterior em psicologia, medicina ou outras áreas de humanas, tais como: filosofia, história, sociologia, letras, dentre outros.
No entanto, essa é uma exigência apenas de alguns institutos. É possível ser psicanalista sem ser médico ou psicólogo. O que vai garantir que o profissional tenha um bom desempenho em sua formação não são apenas os anos de estudo na teoria, mas no empenho revelado tanto na prática clínica quanto na supervisão.
A formação em psicanálise exige que haja um equilíbrio entre o estudo da teoria, a prática clínica e a supervisão. Para isso, o profissional deverá se organizar para manter a manutenção do seu tripé psicanalítico bem sustentado e em pleno funcionamento.
Quais os benefícios da formação em psicanálise?
Quando começamos a estudar psicanálise, aos poucos, vamos percebendo que a prática nos faz entender mais sobre quem realmente somos. A psicanálise contribui, dentre outras coisas, para o autoconhecimento e para nos aprofundarmos em nosso inconsciente.
Os métodos da psicanálise, bem como as suas técnicas, são aprendidos conforme se adquire experiência de trabalho. Nesse sentido, um profissional que tenha mais anos de formação, certamente terá mais ferramentas e habilidade para lidar com demandas trazidas pelo paciente.
Por isso, não se fala da formação em psicanálise partindo apenas do primeiro instituto em que o profissional se formou e adquiriu a sua certificação para atuar como psicanalista. Esse é apenas o passo inicial de uma longa caminhada. Após essa formação inicial, o psicanalista deve estar sempre engajado, participando de grupos de estudo e supervisão.
O tempo de formação em psicanálise, nesse sentido, não tem um limite fixo. Uma vez que o profissional esteja constantemente adquirindo conhecimentos para exercer sua prática, mais ele vai perceber o quão vasto é o conhecimento da psicanálise e o quanto ele poderá aprender cotidianamente com as experiências com seus pacientes.
A formação em psicanálise é um processo que exige constância e determinação. O profissional que deseja exercer essa profissão deve ter consciência e compromisso com os desafios que enfrentará na clínica psicanalítica.
Em outras palavras, podemos dizer que a formação em psicanálise demanda o precioso tempo de uma vida. Trata-se de comprometimento, paixão, envolvimento com a prática do cuidar e aprender a exercer o acolhimento responsável.
Quando alguém procura por um tratamento analítico, certamente, o indivíduo está passando por um momento de bastante fragilidade e sofrimento. Não há um tempo específico que faça com que o psicanalista esteja apto para trabalhar essa e outras demandas.
A vivência na clínica vai proporcionar uma experiência incrível tanto para o profissional quanto para o paciente, de modo que, ao longo dos anos, ambos passarão por mudanças que serão significativas para a vida de cada um.
Ao entrar em um instituto de psicanálise e buscar pela formação em psicanálise, você está dando o primeiro passo rumo a uma jornada muito especial, que o tornará capaz de transformar vidas. Venha ser nosso aluno e faça o curso de psicanálise do Ibrapsi.
Contamos com uma equipe de profissionais escolhidos por critérios técnicos que vai te ajudar na sua formação como psicanalista. Faça a solicitação da sua bolsa do curso de psicanálise do Ibrapsi.