Transtornos mentais nos jovens
A saúde mental dos jovens
A saúde mental dos jovens é um tema delicado para ser explorado, mas que merece a devida atenção. Estudos revelam que, nos dias de hoje, os transtornos mentais são comuns e afetam cerca de 1 em cada 5 jovens com menos de 25 anos de idade.
Os transtornos mentais mais frequentes entre os jovens incluem ansiedade, depressão, transtornos alimentares, transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e transtornos do espectro autista. Esses são apenas alguns dos transtornos que podem afetar significativamente a qualidade de vida dos jovens, inclusive seu desempenho acadêmico e suas relações interpessoais.
Normalmente, os jovens sentem dificuldade em reconhecer que estão passando por algum tipo de sofrimento psicológico, o que os desencoraja a buscar ajuda para resolver problemas de saúde mental que podem estar comprometendo sua qualidade de vida.
Em muitos casos, os jovens sentem vergonha e medo de procurar por um psicoterapeuta ou psicanalista, que são os profissionais adequados para ajudá-los com suas dores. Portanto, é muito importante que pais, professores e profissionais de saúde observem os sinais de alerta de transtornos mentais em jovens e ofereçam a ele apoio e compreensão.
Quais são os transtornos mentais mais comuns entre os jovens?
Os transtornos mentais que mais afetam os jovens são a ansiedade, a depressão, os transtornos alimentares, o transtorno do déficit de atenção (TDAH) e o transtorno do espectro autista (TEA).
Cada um desses transtornos tem suas próprias características. Os sintomas de cada transtorno podem variar de pessoa para pessoa. Se houver suspeita de algum desses transtornos, é fundamental procurar ajuda profissional.
Dentre os principais tipos de transtorno, o mais comum e que afeta grande parte dos jovens e adolescentes é o transtorno de ansiedade. A ansiedade é um transtorno mental comum entre os jovens. Pode apresentar sintomas como preocupação excessiva, tensão muscular, irritabilidade, dificuldade para dormir e fadiga.
Quando se trata do transtorno de ansiedade, é importante identificar quais são os gatilhos que estão por trás. Muitas vezes, os jovens sofrem crises de ansiedade, e o melhor jeito de tratar esse sintoma é encaminhá-lo para análise junto a um psicólogo ou psicanalista.
Na análise, o jovem vai lidar melhor com seus gatilhos e vai aprender a conviver com seus sintomas, sem que prejudique suas atividades cotidianas. Uma das práticas mais eficazes contra a ansiedade é a técnica da respiração profunda. Além disso, praticar técnicas de relaxamento também pode ajudar a reduzir a ansiedade.
A importância do cuidado com a saúde mental dos jovens
O tratamento da saúde mental dos jovens depende muito da educação e da conscientização sobre a importância da terapia. Quando vamos para análise, nos deparamos com partes nossas que não gostamos, no entanto, precisamos aprender a lidar com elas.
É importante que tanto os jovens quanto suas respectivas famílias entendam os sintomas e sinais dos transtornos mentais. A educação sobre saúde mental precisa ser incorporada no contexto escolar, bem como na sociedade.
As famílias também precisam de apoio para lidar com transtornos mentais. Alguns programas de educação e redes de apoio familiar podem ajudar a reduzir o impacto dos transtornos mentais e auxiliar as famílias nesse momento tão complicado.
O analista precisa criar um espaço de acolhimento para que o jovem se sinta confortável para falar sobre suas dores, suas angústias, sobre tudo aquilo que lhe causa dor psicológica.
Na análise, o jovem poderá, aos poucos, entender os seus processos mentais, as causas das suas angústias e do seu sofrimento. O analista pode conduzi-lo para encontrar descobertas significativas, que vão ajudá-lo a conviver melhor consigo mesmo e com aqueles que estão ao seu redor.
Até aqui, deu pra perceber como é importante conscientizar os jovens e suas famílias na busca por atendimento terapêutico. Assim ,a clínica psicanalítica pode ser uma abordagem eficaz no tratamento da saúde mental dos jovens, ajudando-os a compreender e a lidar com os problemas inconscientes que podem afetar sua saúde mental.
Se você deseja iniciar sua carreira como psicanalista e ajudar jovens e adultos a transformarem suas vidas, venha estudar no curso de psicanálise do Ibrapsi. Faça já a solicitação da sua bolsa de estudo do curso de psicanálise do Ibrapsi.